Ano 22

Alaíde Costa

*8 de dezembro de 1935 - Rio de Janeiro - RJ

Cena de Todos os mortos (2020), de Marco Dutra e Caetano Gotardo
Cena de Todos os mortos (2020), de Marco Dutra e Caetano Gotardo
Alaíde Costa, Grande Dama da música brasileira, uma dos fundadores da Bossa Nova e referência para a Cultura Negra, eternizou seu talento também no cinema.

Alaíde Costa começou a trajetória musical ainda na infância,participando de programas de rário, o que se estendeu até a adolescência. Começou a trajetória profissional cantando na noite e, logo na sequência, grava seu primeiro disco (78 rpm) - em 1959, vem o primeiro LP, "Gosto de Você". Uma dos fundadores da Bossa Nova, integra também o Clube da Esquina, ao gravar "Me deixa em paz" com Milton Nascimento no disco homônimo. Desenvolve carreira artística importante como cantora e compositora, com discografia irretocável. Alaíde Costa se eterniza também no cinema e é premiada pela sua participação no filme Todos os mortos (2020), de Marco Dutra e Caetano Gotardo. Sua notável interpretação da altiva Josefina, que, inclusive, tem momento sublime no filme ao entoar um canto ancestral, lhe valeu o prêmio Kikito de Melho Atriz Coadjuvante no 48ºFestival de Gramado, em 2020. Na televisão, foi homenageada na novela "Garota do Momento", de Alessandra Poggi.

Aláide Costa marca presença no cinema também nos documentários A música natureza de Léa Freire, de Lucas Weglinski, sobre a famosa compositora e instrumentista; e O anel, de Daniel Augusto, sobre o Álbum "O Anel - Alaíde Costa canta José Miguel Wisnik. Ela tem sua trajetória focalizada no importante A noite de Alaíde, dirigido por Liliane Mutti, destaque no Festival Brasileiro de Paris, que contou com a presença e show de Alaíde.  Alaíde Costa está também em trilhas sonoras como as do filme Sílvio (2024), de Marcelo Antunez; e O dia em que te conheci (2023), de André Novais Oliviera. 

Filmografia

Todos os mortos, 2020, Marco Dutra e Caetano Gotardo
A música natureza de Léa Freire, 2020, Lucas Weglinski
O anel, 2021, Daniel Augusto

Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.