Ano 20

Cidadão boilesen, 2009, Chaim Litewski

Um doc impactante

Cidadão boilesen, de Chaim Litewski, poderia ser apenas mais uma obra sobre os anos de chumbo da ditadura civil-militarno Brasil. Mas a boa notícia é que o filme tem muito o que dizer. O documentário faz um retrato vigoroso sobre a parceria entre  empresários e a ditadura militar. 

Em foco, a trajetória do presidente da Ultragás, dinamarquês que veio para o Brasil, onde se tornou grande e poderoso empresário do Grupo Ultra. Boilesen foi um dos principais colaboradores do regime na repressão aos grupos de esquerda e que foi executado pela luta armada. Figura carismática e apreciada por amigos e parentes, ele tinha também um outro lado perverso e gostava de comparecer às sessões de tortura. 

O tema é espinhoso, e ainda que escorregue em alguns momentos maniqueístas, no geral o filme é conduzido com mão firme dando voz aos dois lados do fato. A colaboração de civis na ditadura  é um tema ainda pouco explorado. E o filme ajuda, e muito, a esclarecer esse sombrio momento de nossa história.  Pra Frente Brasil, inclusive, de Roberto Farias, faz link direto com essa história, ainda que não seja biografia do personagem.

::Voltar
Sala 
 Léa Garcia
Dona de um talento ímpar e altivo, Léa Garcia brilha no teatro, na TV e no cinema.