Ano 21

Mostra Curta Circuito 25 Anos


Com o tema “Festejo Tupiniquim”, a Mostra de Cinema Curta Circuito comemora 25 anos de trajetória.

Nessas duas décadas e meia, a Curta Circuito consolidou-se no calendário cinematográfico do país como um dos espaços mais importantes de exibição, difusão e reflexão sobre o cinema brasileiro.

Pela tela da Mostra passaram os mais diversos filmes, de diferentes gêneros e escolas da nossa filmografia, assim como marcaram presença cineastas, atores, atrizes e representantes de diferentes funções técnicas.

Isso tudo porque a Curta Circuito não só exibe filmes, como também promove encontro com os realizadores a partir de sessões comentadas mediadas por críticos e pesquisadores convidados de diversas parte do país, além de publicar e distribuir Cadernos de Críticas com ensaios sobre os filmes exibidos.

Para esta edição comemorativa, a Mostra selecionou filmes marcantes de sua trajetória.  De 11 a 15 de novembro serão exibidos curtas e longas no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, casa permanente da Mostra.

Os curtas são: Palíndromo, Porto de Santos, Na sua Companhia, Vala Comum, Juvenília, Os Sapatos de Aristeu, As Aventuras de Paulo Bruscky, O Sanduíche e O Duplo.
 
Já a programação de longas é formada por Simonal: Ninguém Sabe o Duro que Dei, Ato de Violência, Ladrões de Cinema, Espelho de Carne e Eros, o Deus do Amor.

Segundo a Curta Circuito são “Obras que refletem diferentes tempos, estéticas e urgências, reafirmando o cinema como ferramenta de memória, resistência e invenção. Este festejo é também um agradecimento a todos que mantêm acesa a chama da nossa cinematografia”.

As sessões de curtas acontecem às 17h e a de longas às 19h, com exceção do filme Eros, o Deus do Amor, que será no sábado às 16h. Neste dia, haverá também, às 14h, o bate-papo “Redescobrindo Walter Hugo Khouri”, com Donny Correia, que lança seu livro “O Cinema de Walter Hugo Khouri”, às 15h.

A Mostra Curta Circuito é realizada pela Le Petirt, e tem a frente Daniela Fernandes na direção e Cláudio Constatino na produção executiva. A curadoria de curtas é de Affonso Uchoa, e de longas é de Daniela Fernandes, Cláudio Constantino e Vinícius Correia.

Curtas:
Dia 12
Palíndromo Dir. Philippe Barcinski, SP, 2001, 11 minutos
Porto de Santos Dir. Aloysio Raulino, SP, 1978, 18 minutos
Na Sua Companhia Dir. Marcelo Caetano, SP, 2011, 21 minutos

Dia 13
Vala Comum Dir. João Godoy, SP, 1994, 30 minutos
Juvenília Dir. Paulo Sacramento, SP, 1994, 7 minutos
Os Sapatos de Aristeu Dir. Luiz René Guerra, SP, 17’

Dia 14
As Aventuras de Paulo Bruscky – Dir. Gabriel Mascaro, PE, 2010, 19 minutos
O Duplo Dir. Juliana Rojas, SP, 2012, 25 minutos
O Sanduíche Dir. Jorge Furtado, RS, 2000, 13 minutos

As sessões comentadas são formadas por: 
11/11 - Simonal – Ninguém sabe o duro que dei (Dir. Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal, 2009, 84 min.)
Bate-papo após a sessão com o diretor Cláudio Manoel e a jornalista Flávia Moreira.  

12/11 - Ladrões de Cinema (Dir. Fernando Coni Campos, 1977, 127 min.)
Bate-papo após a sessão com o filho do diretor, o músico Rubinho Jacobina e Ewerton Belico.

13/11 - Ato de Violência (Dir. Eduardo Escorel, 1980, 112 min.)
Bate-papo após a sessão com o diretor Eduardo Escorel e Claudia Mesquita.

14/11 - Espelho de Carne (Dir. Antonio Carlos da Fontoura, 1984, 102 min.)
Bate-papo após a sessão com o diretor Antônio Carlos da Fontoura e o programação Samuel Marotta.

15/11 - Eros, o deus do amor (Dir. Walter Hugo Khouri, 1981, 115 min.)
Bate-papo após a sessão com a atriz Nicole Puzzi e o crítico Donny Correia.

Mostra Curta Circuito
De 11 a 15 de novembro – Cine Humberto Mauro

Ficha Técnica
REALIZAÇÃO  Le Petit DIREÇÃO Daniela Fernandes PRODUÇÃO EXECUTIVA Cláudio Constantino CURADORIA CURTAS Affonso Uchoa  CURADORIA LONGAS Daniela Fernandes, Cláudio Constantino e Vinícius Correia PRODUÇÃO Vinícius Correia RECEPTIVO Juliano Ito PROJEÇÃO DIGITAL FRAMES DESIGNER e ILUSTRAÇÃO Paulo Marcelo OZ WEBSITE Fazemos site REGISTRO VIDEOGRÁFICO Rodrigo James, Artur Coelho Satuf Rezende ELABORAÇÃO PROJETO Cláudio Constantino VINHETA Canacaiana COMUNICAÇÃO Imprensa  Bárbara Prado Redes Sociais  Rodrigo Valente (DOIZUM) Fotografia Valeria Gonçalves Vídeos e  Making Of  Rodrigo James, Cotonísio Comunicação MIMOS LE PETIT Concepção Daniela Fernandes Ilustração Paulo Marcelo OZ Execução: Janaína Ianomani, Daniela Fernandes, Dbnho Saboaria CENÁRIO Bárbara Schall

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior