Ano 18

17ª Cineop - Mostra de Cinema de Ouro Preto

Cena de M’BYA MIRIM – Palermo e Neneco, direção de Kuaray Poty (Ariel Ortega), Pará Yxapy (Patrícia Ferreira)
O cinema indígena está no centro da programação da 17ª Cineop - Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece na cidade histórica patrimônio da humanidade, de 22 a  27 de junho de 2022. 

Realizada pela Universo Produção - Raquel Hallak, Quintino Vargas, Fernanda Hallack -, a Cineop integra o programa Cinema Sem Fronteiras, junto à Mostra de Cinema de Tiradentes, que abre o calendário cinematográfico dos festivais do ano, e a Mostra CineBH.

A Cineop tem como foco o cinema como patrimônio e tem sua programação formada a partir dos eixos da preservação, história e educação. A temática desta edição é "Preservar, Transformar, Persistir".

Depois de duas edições virtuais, devido à pandemia da covid-19, a Cineop retorna ao formato presencial nesta edição, ainda que apresente também atrações de sua programação de forma on-line. 

As produções indígenas vão ocupar a programação, seja nos filmes exibidos, como também em seminários e debates. Os homenageados da 17ª Cineop - Mostra de Cinema de Ouro Preto são os cineastas M’bya Guarani: Kuaray Poty (Ariel Ortega) e Pará Yxapy (Patrícia Ferreira), que receberão o Troféu Vila Rica.

Abertura

Dos homenageados, serão exibidos na abertura o média-metragem “Bicicletas de Nhanderú” (2011) e o curta-metragem “Nossos Espíritos Seguem Chegando - Nhe'e Kuery Jogueru Teri” (2021).

"O evento oficial de abertura acontece na noite de 23 de junho (quinta), às 19h30, na Praça Tiradentes, com uma performance audiovisual apresentando as três temáticas de cada seção da CineOP (Histórica, Preservação e Educação) e homenageando os cineastas M’bya Guarani: Kuaray  Poty (Ariel Ortega) e Pará Yxapy (Patrícia Ferreira) com a entrega do Troféu Vila Rica. O tributo deste ano surge a partir da forma como as questões culturais e políticas aparecem nos filmes de ambos, de naturezas distintas e pontuadas pela aproximação da urbanidade em relação às terras de seus povos. A dupla de realizadores é uma referência na produção dos povos indígenas, cada vez mais intensa e inserida em festivais e mostras de cinema. "

Durante a Cineop, outros filmes, além destes dois, serão exibidos na Mostra Homenagem: 
- MBYÁ REMBIAPÓ NHEMOMBE’U – ARTE MBYÁ-GUARANI E SUAS HISTÓRIAS
Direção: Kuaray Poty (Ariel Ortega)
- Tava, a casa de pedra
Direção: Pará Yxapy (Patricia Ferreira), Kuaray Poty (Ariel Ortega), Ernesto de Carvlho, Vincent Carelli
- Mário Reve Jaguatá - No caminho com Mario
Direção: Coletivo M’Bya Guarani de Cinema
- M’BYA MIRIM – PALERMO E NENECO
Direção: Kuaray Poty (Ariel Ortega), Pará Yxapy (Patrícia Ferreira)
- MOKOI TEKOÁ, PETEI JEGUATÁ – DUAS ALDEIAS, UMA CAMINHADA
Direção: Kuaray Poty (Ariel Ortega), Germano Beñites, Jorge Morinic
- Desterro Guarani
Direção: Kuaray Poty (Ariel Ortega), Pará Yxapy (Patricia Ferreira), Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho

Os homenageados estarão no debate “Dois cineastas e um percurso”com as presenças ainda de Bruno Huyer (antropólogo), Ernesto de Carvalho (cineasta) e Sophia Pinheiro (cineasta).

Programação

Além da Mostra Homenagem, A Cineop vai apresentar várias mostras, como a Histórica, a Preservação e a Contemporânea, em uma programação gratuita formada por exibição de filmes - curtas, médias e longas -, e seminários, debates, oficinas, masterclass, encontros de arquivos, atrações artísticas e presenças nacionais e internacionais.

Serão exibidos 151 filmes em pré-estreias e mostras temáticas (20 longas, 14 médias e 117 curtas-metragens), vindos de 8 países (Brasil, Argentina, Bolívia, EUA, Israel, Peru, Rússia, Uruguai) e de 21 estados brasileiros (AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RR, RS, SC, SP) distribuídos em oito mostras - Contemporânea, Homenagem, Preservação, Histórica, Educação, Mostrinha e Cine-Escola.



*************************

17ª Cineop - Mostra de Cinema de Ouro Preto
De 22 a 17 de junho de 2022
Programação gratuita, presencial e on-line
Informações e programação completa: cineop.com.br

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br
No Instagram: @universoproducao
No YouTube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: cineop / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster: Instituto Cultural Vale
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Prefeitura de Ouro Preto , Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto Universo Cultural  e Casa da Mostra

Apoio institucional: Fundo Estadual de Cultura/Governo de Minas Gerais

Apoio:Parque Metalúrgico Augusto Barbosa,  Café 3 Corações e Polícia Militar de Minas Gerais

Idealização e realização: Universo Produção

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior