Ano 17

Mostra Curta Circuito 21 anos

Cena de Bete Balanço (1984), de Lael Rodrigues
Mostra Curta Circuito nos embalos do cinema

 
“Assim, se passaram dez anos...”. Bom, no caso da Mostra Curta Circuito dá para cantarolar o verso da famosa canção em dobro e mais um pauzinho. É que parece que foi ontem, no entanto já são 21 anos que a Curto, que é uma das mostras de cinema mais queridas de Belo Horizonte, está na estrada. Ou seja, maioridade total.

A edição comemorativa acontece de 11 a 17 de outubro de 2021, sete dias, sete filmes, sete debates. E o tema? Esse não poderia ser mais saboroso: cinema e música.

Os filmes em exibição são: 
Abertura: Dia 11, às 20h - Bete Balanço (1984), Lael Rodrigues.

E mais: Dia 12 - Roberto Carlos e o diamante cor-de-rosa (1970), de Roberto Farias; Dia 13 - Ritmo alucinante (1975), de Marcelo França; Dia 14 - Corações a mil (1983), de Jom Tob Azulay; Dia 15 - Para viver um grande amor (1984), de Miguel Faria Jr; Dia 16 - Um trem para as estrelas (1987), de Carlos Diegues; Dia 17 - Stelinha (1990), de Miguel Faria Jr.

Devido a pandemia da covid-19, a mostra acontece virtualmente no hotsite curtacircuito.com.br, como sempre de forma gratuita, com os filmes disponíveis durante 24 horas – títulos liberados às 20h de cada dia. Já Webinar, Audiobook, Cadernos de Críticas ficam disponíveis permanentemente no site da Mostra.

E se é Curta Circuito, é tradição: cada filme é comentando por convidados. Entre elea estão os críticos Fernando Oriente, Gabriela Wondracek Linck, Eduardo Haak, Eliska Altmann, João Carlos Rodrigues, Lufe Steffen, Ricardo Schott; e os compositores Alberto Rosenblit, Felipe Radicetti, Rafael Vicole e Zéh Netto.

A Curta Circuito – Mostra de Cinema tem na linha de frente duas mulheres da pesada: Daniela Fernandes e Andrea Ormond.  Daniela Fernandes, da Le Petit Comunicação Visual e Editorial, é a diretora. Já a pesquisadora, escritora, crítica de cinema e autora do blog Estranho Encontro Andrea Ormond é a curadora. E na consultoria, o escritor e pesquisador Carlos Ormond.

As duas apresentam a edição:

“Em anos anteriores debatemos filmes populares (2017), violência (2018), fé, magia e mistério (2020). Nosso recorte da curadoria conta não especificamente a história da música, mas histórias de música - e de músicos. Em todos os filmes, existe um ponto convergente: os músicos são protagonistas de experiências e emoções, levando de carona o espectador”, explica a curadora Andrea Ormond.

Para a diretora Daniela Fernandes, o cinema e a música, libertam em tempos de isolamento. “A arte vem sendo nossa salvação, enquanto a realidade ainda nos deixa desamparados. Esta edição do Curta Circuito vem como mais um alento a todos aqueles que resistem. A programação está recheada de histórias e da presença de personagens femininos marcantes da filmografia brasileira, dos anos que trazem som, cor, vivacidade, liberdade e postura. Na semana que comemoramos a Música Popular Brasileira, fizemos uma parceria inédita com o Festival Musimagem, convidamos compositores de música para o audiovisual para debater junto com os nossos críticos os filmes em exibição. Curtiremos ainda que em casa e continuaremos a resistir”, completa.

 
Programação

Dia 11 - Bete Balanço (1984), Lael Rodrigues
Webinar e Podcast com o crítico Lufe Steffen e o compositor Zéh Netto. Bonus track Frejat.

Dia 12 -Roberto Carlos e o diamante cor-de-rosa (1970), de Roberto Farias
Webinar e Podcast com o crítico Fernando Oriente e o compositor Alberto Rosenblit

Dia 13 - Ritmo alucinante (1975), de Marcelo França
Webinar e Podcast com o crítico Ricardo Schott e o diretor de fotografia Jom Tob Azulay. Bonus Track: Luiz Carlini (Banda Tutti Frutti)

Dia 14 - Corações a mil (1983), de Jom Tob Azulay
Webinar e Podcast com a crítica Eliska Altman e o diretor do filme Jom Tob Azulay.

Dia 15 - Para viver um grande amor (1984), de Miguel Faria Jr
Webinar e Podcast com a crítica Gabriela Wondracek e o compositor Rafael Vicole. Bonus track Djavan.

Dia 16 - Um trem para as estrelas (1987), de Carlos Diegues
Webinar e Podcast com o crítico Eduardo Haak e a curadora da Mostra Andrea Ormond.

Dia 17 - Stelinha (1990), de Miguel Faria Jr.
Webinar e Podcast com o crítico João Carlos Rodrigues e o compositor e músico Felipe Radicetti


****************************** 

Serviço:

21ª Mostra de Cinema Curta Circuito
De 11 a 17 de outubro - Programação gratuita        
Todos os filmes entram em cartaz às 20h e ficam disponíveis por 24 horas.
Webinar, Audiobook, Cadernos de Críticas ficam disponíveis permanentemente no site da Mostra.
Acesso https://www.curtacircuito.com.br/
Instagram.com/CurtaCircuito 

A Curta Circuito conta com os patrocínios da MGS e Sambatech. Apoio: Canal Brasil. Correalização: Frutilla Filmes e Mascote Realização: Le Petit. Projeto Curta Circuito - Mostra de Cinema, é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior