Ano 17

24a Mostra de Cinema de Tiradentes

Paula Gaitán - Crédito: Netun Lima/Universo Produção
Começa na sexta, 22 de janeiro de 2021 - e vai até o dia 30 -, a 24a Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada pela Universo Produção - Raquel Hallak, Quintino Vargas e Fernanda Hallak.

Assim como nas últimas edições das mostras da Universo no ano passado - Cineop, CineBH e TiradentesSP -, a vigésima quarta edição acontece de forma virtual, devido ao distanciamento necessário para o combate à Covid-19.

A 24a Mostra de Cinema de Tiradentes, que tem como foco o cinema brasileiro contemporâneo, tem como temática central "Vertentes da Criação", e como homenageada a cineasta Paula Gaitán.

Dona de uma cinematografia personalíssima, com filmes de destaque como Diário de Sintra, Vida, Exilados do Vulcão, Noite e Luz nos Trópicos, Paula Gaitán está no centro da abertura, que acontece às 20h no hotsite da mostra - mostratiradentes.com.br . Na programação,  performance audiovisual em sua homenagem;  exibição, em pré-estreia mundial, de seu documentário Ostinato, sobre o músico Arrigo Barnabé; e do debate inaugural "O Percurso de Paula Gaitán", que terá a presença de Ava Gaitán Rocha (cantora, compositora e cineasta), Clara Choveaux (atriz), Eryk Rocha (cineasta) e do próprio Arrigo e de Paula Gaitán, com mediação do coordenador curatorial da Mostra, Francis Vogner dos Reis. Um show com o músico Arrigo Barnabé encerra a programação do dia de abertura.

A cineasta estará presente ainda na programação da 24a Mostra de Cinema de Tiradentes com a exibição dos filmes Diário de Sintra, Exilados do Vulcão, Noite, Luz nos Trópicos, os inéditos Se hace camino al andar e Ópera dos cachorros, e do videoclipe Mulher do fim do mundo, Elza Soares.


A 24a Mostra de Cinema de Tiradentes  tem programação gratuita e exibirá 114 filmes (31 longas, 2 médias e 81 curtas-metragens) de 19 estados brasileiros, em pré-estreias e mostras temáticas. Contará com a participação de 102 convidados no centro do 24o Seminário do Cinema Brasileiro, que inclui 22 debates, a série Encontro com os Filmes e rodas de conversa. Por fim, 10 oficinas, performance audiovisual, exposição, shows e atrações artísticas.

O maior destaque da Mostra de Cinema de Tiradentes é a Mostra Aurora, que exibe filmes inéditos em circuitos de festivais, de cineastas com até três longas na carreira, e de estética que apostam na inventividade. O vencedor recebe o Prêmio Barroco. Nesta edição serão exibidos:

Açucena (BA), de Isaac Donato; Oráculo (SC), de Melissa Dullius e Gustavo Jahn; Rosa Tirana (BA), de Rogério Sagui; Kevin (MG), de Joana Oliveira; A Mesma Parte de um Homem (PR), de Ana Johann; O Cerco (RJ), de Aurélio Aragão, Gustavo Bragança e Rafael Spíndola; e Eu, Empresa (BA/MG), de Leon Sampaio e Marcus Curvelo. 

Outro destaque da programação são as atrações musicais, uma parceira da Mostra Tiradentes com o Sesc em Minas, com a apresentação de cinco shows: Arrigo Barnabé, Chico César, Adriana Araújo convida Sérgio Pererê, Fernanda Abreu, Johnny Hooker.


Outras mostras e filmes em exibição na programação

Mostra Vertentes da Criação

“Vertentes da Criação” também nomeia uma das mostras, que reúne os seguintes filmes sob o recorte específico da temática": os longas: #eagoraoque (SP), de Rubens Rewald e Jean-Claude Bernardet; Agora (PE), de Dea Ferraz; Entre Nós talvez Estejam Multidões (MG/PE), de Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito; Negro em Mim (SP/MG/BA/PE/PA), de Macca Ramos; e Pajeú (CE), de Pedro Diógenes; e os curtas Uma Noite sem Lua, de Castiel Vitorino Brasileiro; Filme de Domingo, de Lincoln Péricles; e República, de Grace Passô.

Mostra Olhos Livres

"A Mostra Olhos Livres se notabiliza pela diversidade de olhares e formas e por não ter conceitos fechados ou critérios uniformizantes": Irmã (RS), de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes; Amador (GO/MG), de Cris Ventura; Subterrânea (RJ), de Pedro Urano; N?h? yãg m? yõg hãm: Essa Terra é Nossa! (MG), de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero; Rodson ou (Onde o Sol não Tem Dó) (CE), de Cleyton Xavier, Clara Chroma e Orlok Sombra; e Voltei! (BA), de Ary Rosa e Glenda Nicácio.

Cine-Praça

"Apesar do contexto da pandemia impossibilitar a realização presencial do tradicional Cine-Praça, uma das atividades mais queridas da Mostra, a programação será mantida com o mesmo perfil de títulos de diálogo popular e imediato, desta vez exibidos no site da Mostra": Swingueira (CE/BA), de Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão e Felipe de Paula; Mirador (PR), de Bruno Costa; Sementes: Mulheres Pretas no Poder (RJ), de Éthel Oliveira e Júlia Mariano; Mulher Oceano (RJ/SP), de Djin Sganzerla; e Todas as Melodias (RJ), de Marco Abujamra.

Sessão da meia-noite

"Uma novidade de 2021 é a Sessão da Meia-noite, que vai exibir dois longas-metragens de terror dirigidos por cineastas reconhecidos mundialmente por seus trabalhos no gênero": O Cemitério das Almas Perdidas (ES), de Rodrigo Aragão; e Skull – A Máscara de Anhangá (SP), de Kapel Furman e Armando Fonseca.

Curtas-metragens

Serão exibidos 79 títulos distribuídos nas mostras Foco (11), Panorama (26), Foco Minas (9), Temática (3), Praça (13), Formação (9), Jovem (3) e Mostrinha (5). 


Mostrinha, Mostra Jovem e Sessão Família

"Dedicadas ao público infantil e juvenil da Mostra de Cinema de Tiradentes, as sessões Mostrinha e Jovem apresentam narrativas ficcionais nos formatos de animação e live-action. Para as crianças, cinco curtas trazem histórias lúdicas e educativas. Para os jovens, três curtas narram dramas com personagens em processo de amadurecimento para a vida adulta".

A Mostrinha esse ano conta com a Sessão Família, exibindo em pré-estreia, o longa-metragem infantojuvenil Passagem Secreta (PR), de Rodrigo Grota.

Sessão de encerramento

Pré-estreia de Valentina (MG), de Cássio Pereira dos Santos, que integra a seção Foco Minas e foi produzido em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. "O longa acompanha uma garota trans de 17 anos que se muda com a mãe para a pequena cidade de Estrela do Sul. A protagonista do filme é a youtuber trans Thiessa Woinbackk e o elenco se completa com Guta Stresser e Rômulo Braga".



******************

24a Mostra de Cinema de Tiradentes
De 22 a 30 de janeiro de 2021
Programação virtual e gratuita - mostratiradentes.com.br

Informações:

Na Web: mostratiradentes.com.br
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: mostratiradentes / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2021.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: CBMM, ITAÚ, CSN, CEDRO MINEIRAÇÃO, CIMENTO NACIONAL, COPASA|GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: SESC EM MINAS
Apoio: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, DOT, MISTIKA, CTAV, CIARIO/NAYMAR, CINECOLOR, THE END, BUCARESTE ATELIÊ DE CINEMA, CANAL BRASIL, REDE MINAS, RÁDIO INCONFIDÊNCIA
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior