Ano 17

Mostra Curta Circuito 20 Anos

Cena de Espelho da Carne (1984), de Antonio Carlos da Fontorura
Começa hoje, 10 de outubro de 2020, e vai até o dia 16, a edição comemorativa de 20 anos da Mostra Curta Circuito, encontro cinematográfico incontornável do calendário audiovisual de Belo Horizonte, com ramagens em outras cidades, e do Brasil.

Devido ao isolamento social necessário ao combate da pandemia da Covid-19, a Mostra Curta Circuito acontece virtualmente no hotsite da Curta Circuito via plataforma Looke. As exibições são gratuitas, mas é necessário cadastro na plataforma - cada filme fica disponível durante 24hs.

A abertura acontece hoje, às 19h, com a exibição do filme Espelho da Carne, de Antonio Carlos da Fontoura.

Faz parte também da programação podcasts de encontros de realizadores e críticos, mediados pela curadora Andrea Ormond, e catálogo com críticas extensas de todos os filmes.

Realizada pela Le Petit, a Curta Circuito tem a frente Daniela Fernandes, Claudio Constantino e grande equipe, e nas última edições conta com a curadoria da crítica e pesquisadora de cinema Andrea Ormond, do Blog Estranho Encontro.

Para a edição 2020, a Curta Circuito escolheu o tema "Fé, Magia e Mistério no Cinema Brasileiro" e vai exibir sete filmes: Espelho da Carne (1984), de Antonio Carlos da Fontoura,; Prova de Fogo (1980), de Marco Altberg; Fé e Fúria (2019), de Marcos Pimentel; As Quatro Chaves Mágicas ((1971), de Alberto Salvá;  Ele, o Boto (1987), de Walter Lima Jr; Filme Demência (1986), de Carlos Reichenbach; e O Princípio do Prazer (1979), de Luiz Carlos Lacerda.

Que o baú do cinema brasileiro é riquíssimo muita gente já sabe. Desde sua gênese, foi trafegando pelos variados gêneros, trajetória impulsionada pela continuidade de sua produção nos quatro cantos do país e por cineastas das mais variadas estirpes.

Dessa forma, gêneros e subgêneros, assim como temáticas das mais variadas, foram compondo uma teia, não só a permear o imaginário do cinema brasileiro, como também a eternizar o registro imagético de todo um povo, uma cultura, um país.

E é nessa aventura que a Curta Circuito embarcou e vem, nessas duas décadas, contribuindo de forma profunda, seja no resgate da historicidade de nossa produção cinematográfica, como também na restauração de filmes, exibições descentralizadas. Além disso,  dando voz às mais variadas gentes do nosso cinema, de cineastas, atrizes e atores, e equipe técnicas a críticas, críticos e historiadores.

Foram muitos os filmes exibidos, revisitados e analisados, entre realizadores, equipes e público, em sessões absolutamente inesquecíveis no Cine Humberto Mauro, templo formador de cinefilia em Belo Horizonte.

Nas últimas edições, a Mostra Curta Circuito ampliou sua equipe e trouxe para a curadoria a carioca Andrea Ormond, profunda conhecedora do cinema brasileiro e militante apaixonada em prol da diversidade de nossa produção cinematografica.

Quem conhece o blog Estranho Encontro, e todas e todos que não conhecem realmente não sabem o que estão perdendo, sabe que o mergulho que Andrea faz sobre o cinema brasileiro e como ela oferece ao seu público todas as ramificações que  advém daí é sempre iguaria única. A partir dos textos de Andrea, sempre riquíssimos e deliciosos de ler - também disponíveis em revistas como Zingu! e Cinética e nos livros que vem publicando - , todo um Brasil se descortina à nossa frente a partir dos filmes. O Brasil das coberturas e dondocas, como também da praia das cocotas, dos inferninhos e das beiras de portos e estradas. Sertão, morro, asfalto, mangue, ocupações, ribeirinhos, tudo visto em abordagens que partem  de rigoroso olhar cinematográfico, e entranhado por reflexões culturais sociais, comportamentais, filosóficas, psicanalíticas e etc.

Com esse recorte, Fé, Magia e Mistério no Cinema Brasileiro, a Mostra Curta Circuito oferece mais um cardápio sedutor para que possamos compreender um pouco mais, e mais profundamente, não só a história do nosso cinema, como, e sobretudo, desse louco, desgovernado, aterrorizante, desafiador e ainda, apesar de tudo,  acachapante país chamado Brasil.

**************
Mostra Curta Circuito 2020
De 10 a 16 de outubro de 2020
Exibição gratuita no hotsite curtacircuito.com.br via plataforma Looke - é necessário fazer cadastro para acesso, com cada filme à disposição durante 24 horas.

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior