Ano 16

15a Cineop - Começa a Mostra

Crédito: Leo Lara/Universo Produção
Começa nessa quinta-feira, 3 de setembro, a 15a Cineop - Mostra de Cinema de Ouro Preto. Com a temática central "Cinema de todas as telas", a Cineop realiza, de 3 a 7 de setembro, sua edição comemorativa de 15 anos em formato virtual, devido à pandemia da Covid-19.

Às 20h, no hotsite da Cineop, o público vai poder conferir  a abertura oficial da mostra, que é sempre uma atração à parte, pelos talentos de seus diretores, Grazi Medrado e Chico de Paula, com a  performance audiovisual que dará o pontapé de abertura dos trabalhos.

Segundo o material de divulgação, "com criação de Chico de Paula, Grazi Medrado e Raquel Hallak, a performance de abertura apresenta em sons, imagens e movimentos o território Ouro Preto e Minas Gerais - mantendo a conexão do evento com a cidade Patrimônio da Humanidade e mostrando a cidade no evento, além de contextualizar os eixos temáticos - Preservação, História e Educação - que tornam a CineOP, o único evento audiovisual a tratar cinema como patrimônio. Com direção, roteiro, fotografia e montagem de Chico de Paula, apresentação e codireção de Grazi Medrado, a performance conta com as participações dos atores Eda, Costa, Eduardo Moreira e Marcelino Xibil, os cantores e músicos Sérgio Pereira e Mayí Mota, trilha assinada pelo Barulhista, produção de Silvia Ferreira, montagem e finalização de Janaína Patrocínio."

Ainda na programação de abertura, acontece o debate inaugural "Cinema de Todas as Telas", com Tadeu Jungle e Ailton Krenak,  a exibição do filme Avesso Festa Baile, documentário experimental em média-metragem,dirigido por Tadeu Jungle e produzido pela Tvdo, produtora destaque deste ano na Temática Histórica. "O média-metragem trata do programa musical “Festa Baile”, produzido pela TV Cultura de São Paulo com apresentação de Agnaldo Rayol e Branca Ribeiro".

 Por fim, o encerramento da programação será com a live show "Túlio Mourão e Titane convidam Maurício Tizumba - Homenagem aos 35 anos da Rede Minas".

A 15a Cineop - Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma realização da Universo Produção - Raquel Hallak, Quintino Vargas, Fernanda Hallak - e integra o programa Cinema Sem Fronteiras, formado ainda pela Mostra de Cinema de Tiradentes e Mostra CineBH.

A programação é extensa e gratuita, com a exibição de filmes, debates, oficinas, atrações musicais, encontro de arquivos, encontro da educação, e muito mais.

*********************

15a Cineop - Mostra de Cinema de Ouro Preto
3 a 7 de setembro de 2020 - Programação gratuita

Na Web: www.cineop.com.br
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: cineop / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.
Participe da Campanha #eufaçoaMostra
 
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Petra e Codemge|Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
Apoio: Café 3 Corações, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Instituto Universo Cultural
Idealização e realização: Universo Produção

 

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior