Ano 16

15a Cineop - Médias

Cena de Os Arara, Andrea Tonacci
Realizada pela Universo Produção - Raquel Hallak, Quintino Vargas, Fernanda Hallak -, a Cineop - Mostra de Cinema de Ouro Preto projeta o cinema brasileiro como patrimônio e memória.

Agora, a Cineop chega à edição comemorativa de 15 anos, mas devido à pandemia da Covid-19, acontece de 3 a 7 de setembro no formato virtual.

A boa notícia, além da permanência da Mostra, é que ela vai acontecer nos mesmos moldes da edição física, mantendo a estrutura da programação e de forma gratuita.

Com a temática central de "Cinema de Todas as Telas", a 15a Cineop apresentará programação extensa, com exibição de filmes, oficinas, debates, atrações musicais, encontro de arquivo, encontro da educação, e muito mais.

A seleção de médias vai apresentar 12 filmes e tem como grande destaque o cinema personalíssimo de Andrea Tonacci, um dos mais importantes cineastas brasileiros, falecido em 2016.

De Tonacci serão exibidos os médias Os Arara (Episódio I) e Os Arara (Episódio II), realizados na década de 1980.

Sinopse:

"Documentação dos preparativos e das expedições da Frente de Atração Arara da FUNAI, no estado do Pará. Com a construção da Transamazônica o território dos Arara (sem contato com o homem branco) é cortado ao meio, e os índios reagem atacando os trabalhadores. Ciente de que todo contato é uma criação de dependência, o sertanista Sydney Possuelo, que também narra reflexivamente os dois episódios, lidera as expedições que tem como finalidade identificar os grupos, quantos indivíduos são, e configurar os limites territoriais para proteger a área de invasores e madeireiras da região".

Já na Mostra Contemporânea, serão exibidos dois filmes: Os olhos na mata e o gosto na água (2020), de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes; e Seres, coisas, lugares (2019), de Suzana Macedo.


*************

***

SERVIÇO

15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto
3 a 7 de setembro de 2020
Programação completa: cineop.com.br
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Petra, Cemig e Codemge|Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural: Sesc em Minas e Universidade Federal de Ouro Preto
Apoio: Café 3 Corações
Idealização e realização: Universo Produção

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior