Ano 16

15a Cineop - Curtas

Cena de Creche-Lar (1978), de Maria Luíza Aboim
De 3 a 7 de setembro, o cinema visto sob a perspectiva de patrimônio e memória estará em cartaz com a 15a Cineop - Mostra de Cinema de Ouro Preto.

Realizada pela Universo Produção - Raquel Hallak, Quintino Vargas e Fernanda Hallak -, que também está à frente da Mostra de Cinema de Tiradentes e Mostra CineBH, a Cineop realiza edição comemorativa no formato virtual devido à pandemia da Covid-19.

Se dessa vez, as charmosas ruas de Ouro Preto, cidade Patrimônio da Humanidade, não poderão receber os visitantes, pelo menos a Cineop mantém a edição, com programação vasta e gratuita, com atrações como exibições de filmes, oficinas, debates, shows e muito mais.

A 15a Cineop tem como temática central "Cinema de Todas as Telas" e é dividida nas temáticas História, Preservação e Educação.

A programação de curtas vai apresentar uma seleção de 75 títulos em vários recortes: Histórica, Preservação, Educação, Contemporânea, Mostra Valores e Cine Escola, com filme de várias partes do país.

A Mostra Histórica e a Mostra Preservação, como não poderia deixar de ser, são um dos destaques da Cineop e sempre traz títulos importantes, muitas vezes há muito tempo fora de exibição.

Nesta edição, serão exibidos na Mostra Histórica filmes como Quem Kiss Teve (1983), de Tadeu Jungle, Mocidade Independente (1981), de Nelson Motta, Eleições:Lindomar Ribeiro (1990), de Valter Filé, e A Lista do Povo (1980), de Renato Tapajós.

Já na Mostra Preservação,será a vez de conferir cinco filmes: Carnaval de Rua:Porto Alegre (1959), de Wilken Filmes Ltda; Creche-Lar (1978), de Maria Luíza Aboim; Eclipse (1984), de Antonio Mineiro; Gafieira (1972), de Gerson Tavares; e Pantera Negra (1968), de Jô Oliveira.

Merece atenção também a Mostra Contemporânea, que nessa edição apresentará 12 filmes. Entre eles estão A Morte Branca do Feiticeiro Negro (2020), de Rodrigo Ribeiro, A Viagem de Seu Arlindo ( (2019), de Sheila Altoé, Cidade Submersa (2020), de Bárbara Lissa, e Extratos (2019), de Sinai Sganzerla.


*****************

15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto
3 a 7 de setembro de 2020
Programação Completa
cineop.com.br
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Petra, Cemig e Codemge|Governo de Minas Gerais
Parceria Cultural: Sesc em Minas e Universidade Federal de Ouro Preto
Apoio: Café 3 Corações
Idealização e realização: Universo Produção

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior